Concerto Caixa de Brinquedos


Apresentação

A realização do Concerto Mauricio Lourenço em Caixa de Brinquedo – 2013 têm na sua essência uma proposta inovadora, com a apresentação ao público soteropolitano o compositor e instrumentista Mauricio Lourenço.

O concerto surgiu do envolvimento de Mauricio com a música que teve início em sua pré-adolescência, aos 12 anos, quando ganhou seu primeiro instrumento um violão de seu pai, que tinha a intenção de tira-lo das vulnerabilidades que um adolescente negro passa em bairros periféricos da cidade do Salvador.

E deu certo, aos 16 anos, Maurício ingressou na Escola de Música da UFBA para estudar violão clássico e básico. Durante o processo se interessou pela musica instrumental, e daí começou a enriquecer seus estudos sonoros, tomando o conhecimento de artistas como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, Wagner Tiso, Marlui Miranda, Ná Ozzetti, Flora Purim, entre outros, neste período se dedica a teoria musical, composição e música experimental.

Aos 20 anos começou a estudar piano e outros instrumentos (cavaquinho, baixo, flauta, sanfona e etc.), quase sempre experimentando sons e misturas musicais, mergulhando no popular e no erudito. A partir dessa formação musical enveredou por atuações como diretor e arranjador musical, compondo trilhas sonoras para teatro, dança e jingles, além de assinar como compositor, multi-instrumentista e cantor.

Entre os seus principais trabalhos estão à direção musical e composição das trilhas sonoras de peças teatrais como Minha Poesia de Amor (Maiana Leitão), A Historia de Amor Romeu e Julieta (Maiana Leitão), Uma Mulher Vestida de Sol (Natan Marreiro), A Casa de Bernarda Alba (Fabiana Monsalú), Nu Buzu (Tania Toko) e assistência de direção musical do Bando de Teatro Oludum. Como arranjador acompanhou artistas como Mariella Santiago, Grupo Sembagota e Laila Rosa. No momento atua como instrumentista na peça Amor Barato que tem a direção de Fabio Espírito Santo. Em 2013, a convite da Embaixada do Brasil em São Tomé e Príncipe (África), deu inicio as apresentações dos concertos Mauricio Lourenço em Caixa de Brinquedos com duas apresentações no Centro Cultural Brasil - São Tomé e Príncipe, que lhe rendeu uma importante experiência de intercâmbio com músicos santomenses, que o enriqueceu na proposta de tornar sua música inovadora e em movimento.

O Concerto Mauricio Lourenço em Caixa de Brinquedo – 2013, contará com convidados (as) músicos, poetas, dançarinos, com um repertorio bem envolvente da sua pesquisa de diversos autores como João Bosco, Wagner Tiso, Flora Purim, Caetano Veloso, Gilberto Gil, também apresentará canções de sua autoria como um Sarau para Nelson Cavaquinho. Dança das Cidades (instrumental), Fio de Cordas (instrumental), Apenas uma Saudade (Instrumental), Nu Buzú entre outras.

O Concerto Mauricio Lourenço em Caixa de Brinquedo – 2013 tem na essência a difusão da musica afro-brasileira e baiana, em sua pluralidade popular e clássica, levando ao público a arte e pesquisa do compositor e instrumentista Mauricio Lourenço.

Repertório

MÚSICAS
1. SARAU PARA NELSON CAVAQUINHO (Instrumental)
Composição: Mauricio Lourenço
2. DANÇA DAS CIDADES (Instrumental)
Composição: Mauricio Lourenço
3. FIO DE CORDAS (Instrumental)
Composição: Mauricio Lourenço
4. APENAS UMA SAUDADE (Instrumental)
Composição: Mauricio Lourenço
5. CANAVIAL
Letra: Mauricio Lourenço
6.CAIXA DE BRINQUEDO (Instrumental)
Composição: Mauricio Lourenço
7. UMA MULHER VESTIDA DE SOL DO QUINTAL (Instrumental)
Composição: Mauricio Lourenço
8. NÚ BUZÚ
Letra: Mauricio Lourenço
9. VILA BRANDÃO (Instrumental)
Composição: Mauricio Lourenço
10. FESTA NAS CIDADES (Instrumental)
Composição: Mauricio Lourenço
11. LORO
Composição: Egberto Gismonti
12. RONCO DA CUÍCA
Composição: João Bosco & Aldir Blanc
13.BEBÊ
Composição: Hermeto Pascoal



Mapa de Palco





3 comentários: